O Aeroclube

istória

Sosnoski_2_Canal_PilotoLocalizado no bairro de Flores, no coração de Manaus (3km do centro da cidade), foi criado próximo a Segunda Guerra Mundial (no ano de 1940) com o nome de “Aéro Clube do Amazonas” (ACA), com incentivo financeiro do interventor Álvaro Maia – governante na época. A instituição foi concebida com o Aeródromo de Flores – SWFN e teve um objetivo inicial um pouco distinto dos aeroclubes em geral. Um jornal da época dá a dica:

“O ACA almejava formar pilotos amazônidas, que conhecessem as sutilezas da região, pois provavelmente era mais eficaz treinar pessoas da terra do que convencer a vir pro norte adaptar os pilotos de outras regiões”. E concomitante ao estímulo à aviação civil, a inteligência brasileira tinha também o interesse de fortalecer a defesa aérea na região que começava a brilhar aos olhos do mundo pela sua importância econômica, principalmente em anos de guerra (lembrem-se que éramos o polo fornecedor de borracha para o mundo). Isto ficaria mais claro em 1953, quando foi criado o Destacamento de Base Aérea de Manaus, que mudou algumas vezes de designação até ser conhecido hoje como Base Aérea de Ponta Pelada.

Aeroclube do Amazonas e a sociedade manauara

Uma das maiores vantagens do ACA enquanto espaço social é a localização: ao contrário de muitos aeroclubes que ficam na zona rural, o Aeroclube está dentro da cidade,  permitindo aos praticantes de qualquer modalidade (pilotos privados, comerciais, aeromodelistas e paraquedistas) estarem ali com mais frequência. Essa proximidade coloca o Aeroclube numa opção de lazer a poucos minutos de trânsito de seus locais de trabalho.

Cursos

O Aeroclube do Amazonas oferece 3 turmas por ano dos cursos de Piloto Privado de Avião, Piloto Privado de Helicópteros, Piloto Comercial de Avião, Voo por Instrumentos (IFR) e Comissário(a) de Voo. As instalações são confortáveis e os professores possuem larga experiência em seus campos.

Outras atividades

Além do aeroclube, operam no aeródromo várias empresas de táxi aéreo e, principalmente, os paraquedistas! Para quem procura emoção e adrenalina, as escolas de paraquedismo possuem extrema segurança, tanto no nível operacional como na sua manutenção de seus equipamentos.

Além de todas essas atividades, o ACA possui uma pista de Aeromodelismo homologada pela COBRA (Confederação Brasileira de Aeromodelismo). Venha conhecer o ACA!